CICLO CELULAR


CICLO CELULAR
As células passam por diversas etapas durante seu desenvolvimento, tais como, crescimento e divisão. Estas etapas são cíclicas. Assim, o ciclo celular representa o ciclo vital da célula e é dividido em duas fases: Interfase e divisão celular (mitose e meiose). 1. INTERFASE A intérfase, tal como o próprio nome diz "inter" (entre) e "fase" (período), consiste em um período entre as divisões celulares. Embora seja um momento em que a célula não está em divisão, muitos eventos importantes estão acontecendo em seu interior. Estes eventos foram divididos didaticamente em outras sub-etapas, conhecidas pelos seguintes nomes: fase G1, fase S e fase G2. Passemos agora para análise de cada uma dessas fases:G1 - É conhecida como fase de crescimento, onde ocorre a síntese intensa de várias moléculas importantes para a sobrevivência da célula, como proteínas estruturais, enzimas e RNA.S - Nesta fase o principal evento é a duplicação do material genético.G2 - É chamada de fase de preparação, pois nela ocorre a síntese de moléculas e organelas relacionadas ao processo de divisão celular.O núcleo interfásico O núcleo recebe esta denominação pois, só pode ser observado durante a interfase. componentes Membrana nuclear (cariomembrana ou carioteca): membrana dupla, porosa e apresenta ribossomos aderidos. Carioplasma (nucleoplasma ou cariolinfa): gel protéico encontrado dentro do núcleo; nele estão imersos os componentes nucleares. Nucléolo: enovelado de RNAr (ribossômico), principal componente químico dos ribossomos, de onde os mesmos surgem.
Cromatina: conjunto de moléculas de DNA que se encontram na forma desespiralizada.
cromossomos, o que são? Os cromossomos nada mais são que moléculas de DNA na forma espiralizada, enroladas em proteínas, chamadas de histonas, como linha em carretel.O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Ex.: homem = 46 cromossomos; macaco = 48 cromossomos; cachorro = 38 cromossomos. Quando um ser vivo possui duas cópias de cada um de seus cromossomos dentro da célula dizemos que ele é diplóide e podemos representar seu número de cromossomos como "2n". Este é o caso do ser humano e de muitos outros animais. Por outro lado, algumas plantas e algas possuem apenas uma cópia de cada cromossomo e são chamadas de haplóides, ou seja, possuem "n" cromossomos.

11 comentários:

Unknown disse...

Professor achei bem interessante esse assunto de ciclo celular.

ASS:MARIA CAROLINA ALVES SANTANA N°29 1° "H" MANHÃ

Anônimo disse...

Professor eu achei bem interessante esse assunto pois, nos entendemos como é o ciclo celular através de todas as suas fases. Kallinne Rodrigues 1°"H"

Anônimo disse...

olá professor é interessante esse assunto de ciclo celular!!!
as:tamires 1º h

Anônimo disse...

Ola professor achei muito interessante esse assunto parabéns pelo blog....

Maria Edjane Barbosa de Farias. 1° ano H.

Anônimo disse...

massa o asunto e as imagens!
anne karoline 1ºH

Anônimo disse...

muito bom o assunto professoor ;D

Jonábia Alves Demetrio 1°'H'

Anônimo disse...

Massa de mais :D

Anônimo disse...

Olá professor, comecei a acompanhar todos os assuntos por aqui. achei muito interessante

kamylla 1ºH

Anônimo disse...

Achei bem interessante o asunto, gostei bastante...

Ass: Jessica Almeida

1° ano "h" manhã.

Anônimo disse...

professor ta chegando a hora dadespidida nao é !!! vou fik com saudades espero q no proximo ano esteja com agente novamente.......EMFIM... gostei do assunto,,, bjs!!!

○○○RANNYELLY RAYSSA•••!!!!! ♥

Anônimo disse...

Muito bom o assunto do ciclo celular.

Jonábia Alves Demetrio 1° "H"

Postar um comentário

Deixe seu comentario aqui!